Foto do Espetáculo Coisas de menina

Foto do Espetáculo Coisas de menina
O grupo Diversidade EnCena trabalha com o Teatro do Oprimido (TO). Metodologia que acredita no potencial criativo de todas as pessoas, estimulando-as a abandonarem o papel de meras espectadoras e consumidoras de produtos artísticos para tornarem-se, também, produtoras. O TO acredita que pelos meios estéticos, os cidadãos-artístas e os artistas-cidadãos podem transformar suas realidades concretas. O espetáculo Coisas de Menina é uma criação coletiva do grupo. A peça conta a história de uma menina adolescente que enfrenta o preconceito de gênero e a homofobia na escola. A intenção dessa intervenção artística é provocar a reflexão, o diálogo e a promoção de uma cultura de respeito à diversidade e não violência contra gays, lésbicas, transexuais e travestis. Esse espetáculo faz parte do Projeto Diversidade Sexual na Escola, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que além dessa ação, realiza várias outras atividades como oficinas de sensibilização, cursos de capacitação sobre diversidade sexual (dirigido aos profissionais da educação) e oficinas de produção de vídeo. A peça Coisas de Menina já foi apresentada para mais de 1500 pessoas, em diversos lugares do estado do Rio de Janeiro. Agora em 2010 está em temporada popular nas escolas públicas da cidade. Para saber mais sobre o Teatro do Oprimido, acesse http://ctorio.org.br/novosite. Sobre o Projeto Diversidade Sexual na Escola, acesse http://www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br e o http//diversidadesexualnaescola.blogspot.com.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Além de atuar, como artistas e como cidadãos, os integrantes dos grupos de Teatro do Oprimido participam de todo processo de criação e de produção do espetáculo.
Num exercício com a "estética do oprimido", pedi que pintassem sua sensação, seu sentimento sobre a diversidade sexual... uma das produções foi essa aí! a interpretação é plurissignificativa. E você? a que te remete essa pintura? que sensações ou sentimentos ela te traz? compartilhe com a gente!

Um comentário:

  1. Parabens ao grupo por ocupar mais este espaço da internet. Todos os espaços sao importantes nesta luta contra a homofobia. Espero em breve assisti-los novamente. Geo Britto

    ResponderExcluir